Estado e Sociedade
Percebe-se no texto que Estado é conjunto das instituições (governo, forças armadas, funcionalismo público etc.) que controlam e administram uma nação. Tem sua estrutura própria e é politicamente organizado.
O aparelho de Estado é termo que compreende não somente uma instituição especializada, mas também o exército (que intervém como força repressiva de apoio em última instância), o Chefe de Estado, o Governo e a Administração, definindo o Estado como força de execução e de intervenção repressiva a serviço da "classe dominante". São as ideologias que precisam ser fundamentadas e regularizadas dentre a sociedade sobre os seguintes aspectos; religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, cultural e também informacional.
Ao definirmos o capitalismo como um sistema econômico complexo constituído por empresas coordenadas pelo mercado, é evidente que o Estado tem papel regulador e fundamental do sistema econômico.
O capitalismo contemporâneo, diferentemente do capitalismo liberal do século XIX: além de regulamentado é coordenado pelo Estado, mesmo sendo altamente competitivo. Conclui-se então que sem o apoio Estado não há capitalismo, pois existe também a necessidade de ações na área econômica, social e do meio ambiente. Partindo desse pressuposto básico, irei neste artigo examinar o conceito de Estado, distinguindo-o dos conceitos de aparelho de Estado e de Estado-nação, e contrapondo- o ao conceito de povo e de sociedade civil.