Learning to envolve
1) Explique as principais fases e evolução da relação valor e custo do pensamento enxuto.
A evolução do pensamento enxuto passa basicamente por quatro fases. A primeira que vai de 1980 a 1990, tratavam de processos de manufatura e chão de fábrica e tinham foco em custos e no Just-in-time. Na segunda fase, a partir de 1990, começou a busca pelas melhores práticas e benchmarking como guia da competição e os processos chaves passaram a englobar a gestão de materiais, além da manufatura. Entre os anos 1990 e 2000, o Pensamento Enxuto passa a estar presente em todos os tipos de empresas de manufatura com foco em custos e processos para suportar o fluxo. A partir de 2000, o foco em estratégia, valor do produto, custo e integração com cadeia de suprimentos possibilitou que os conceitos do Pensamento Enxuto fossem aplicados em empresas de manufatura com alto e baixo volume e em sistemas de operações de serviços.
2) Como é relação entre o valor e custo do pensamento enxuto para desenvolvimento do pensamento enxuto?
O pensamento enxuto mudou a abordagem nas empresas até então de redução de custos de suas operações para o foco em redução ou remoção de atividades desnecessárias e a especificação de valor (característica do produto especificadas pelo cliente) e por conseguinte a eliminação das fontes de desperdícios de atividades que não atendam aos requisitos exigidos pelos clientes.
3) Como pode ser mitigada a ausência de escopo e foco do pensamento enxuto nas perspectivas estratégicas?
A estratégia deve considerar a implementação do pensamento enxuto não apenas como um conjunto de ferramentas e técnicas para o chão de fábrica, mas como parte da política chave nos processos de negócios, para o alinhamento estratégico e operacional da organização.