Dificuldades de aprendizagem
Eloisa Hilsdorf Rocha Gimenez
Doutoranda em Educação - UNICAMP
Professora do Centro Universitário Anhanguera - UNIFIAN e-mail: rochaeloisa@ig.com.br
Revista de Educação
Resumo
Abstract
Pesquisas têm alertado que os índices de evasão e analfabetismo no Brasil são altos, indicandonos também que o desempenho de alunos no ensino fundamental é baixo. Pesquisas mostram também que há uma grande quantidade de crianças que continuam a ser encaminhadas desnecessariamente para diagnóstico médico-psicológico. A literatura têm enfatizado que é a criança o alvo para a justificativa do fracasso escolar, sendo portanto atribuída a elas as responsabilidades pelo não aprender. Verifica-se que há uma isenção de uma análise maior e mais complexa sobre a questão. Mediante estas constatações a autora se propõe a discutir sobre as diversas terminologias apontadas para designar um aluno que não aprende e apontar a complexidade que envolve tal temática. Pretende-se discutir o exposto a partir das contribuições da psicologia escolar que a tanto vem caminhando para demostrar a importância de um olhar crítico e amplo sobre as dificuldades apresentadas no contexto escolar.
Researches have alerted that the table of contents of evasion and illiteracy in Brazil are high, also indicating the performance of the students in “
Fundamental Education” is low. Researches have also shown that there is a great number of children that are still being unnecessary headed for psychologist medical diagnosis. The literature has stresset that the child is the target to na Educational failure justificative, therefore being then the responsability of non-learning skill. As checked, there is na exempt of a bigger and more complex analylis on the subject. On these appearances the author proposes to discuss about several terminologies shown, to appoint a student that doesn`t learn and show the complex that