Estado e políticas públicas
Questões sobre o texto de Marco Aurélio Nogueira – Um Estado para a Sociedade Civil
1. As relações entre Estado e Sociedade durante a passagem dos séculos XX e XXl foram bastante congestionadas. Dê alguns fatores e justifique-os.
Tal fato ocorreu devido a um triplo esgotamento. O primeiro foi decorrente do modelo de desenvolvimento capitalista no correr dos últimos dois séculos, agressivo, impulsionador da produção intensiva de bens de consumo supérfluos. Por mais que esse modelo continue a se reproduzir, ele parece não mais dar conta das suas ambigüidades e contradições.
Esgotou-se também o modelo neoliberal que é mercado pela resposta à crise do Estado e centralidade do mercado através de políticas de regulamentação e de ajustes monetaristas. Com o aumento das desigualdades e miséria ficou claro que o mercado por si só não é capaz de lidar com tais problemas.
Esgotou-se enfim, por ter alcançado sua plena explicitação, a crise da esquerda, que bem ou mal acompanhou as vicissitudes do neoliberalismo recebendo o impacto das mudanças estruturais que afetaram as sociedades contemporâneas.
2. Cite alguns fatos que anunciam um aumento do desconforto global e da disposição cívica de lutar por “outro mundo”.
Pode-se citar as sucessivas reuniões do Fórum Social Mundial, as ações ecológicas e ambientalistas, a proliferação de associações e movimentos anti-globalização, o rápido crescimento da cibermilitância, mostrando que homens e mulheres, grupos e classes sociais, ainda que num cenário dramaticamente condicionado pela ação de poderosos conglomerados, agitavam-se e mexiam-se sem cessar. São fatos que anunciam tal desconforto.
3. Quais os resultados para o setor público e privado que a crise do neoliberalismo causou?
Para os dois setores traz somente resultados problemáticos, dizimando recursos humanos claramente acumulados, corroendo vínculos de lealdade no interior das empresas, gerando medo e insegurança entre os trabalhadores e