Estado e politicas publicas
Antes, as empresas tinham uma administração centralizadora e autoritária, que ignorava totalmente os colaboradores da instituição, os sócios, os acionistas minoritários e a sociedade, tendo como objetivo agradar ao sócio majoritário, deixando de lado, tudo e todos.
A governança corporativa tem como objetivo, criar um conjunto de mecanismo que seja eficiente, tanto de incentivos quanto de monitoramento, com a intenção de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas. Salienta também, a importância da unificação dos objetivos e metas dos envolvidos tanto na organização quanto os colaboradores externos do desenvolvimento da empresa.
A empresa que adota os métodos de Governança Corporativa adota como linhas mestras a Transparência, Prestação de Contas e Equidade.
1. Modelos de Governança Corporativa
É cada vez mais notória a expansão das práticas de governança corporativa em todo o mundo, tanto em mercados desenvolvidos, como naqueles em desenvolvimento. Como não há uma completa convergência sobre a correta aplicação das praticas de governança nos mercados, cada país, aplica essas praticas de uma forma, ou seja, o emprego das boas práticas de governança apresenta diferenças quanto ao estilo, estrutura e enfoque, embora, pode-se afirmar que todos se baseiam nos princípios da transparência e prestação de