Recursos humanos
É uma ciência que através de suas técnicas, tem como objetivo coletar, registrar, acumular, resumir e interpretar, seja ela com ou sem fins lucrativos.
1.2 – Usuários da Contabilidade
São todas as pessoas físicas ou jurídicas que se interessam em avaliar a situação, sendo elas: Acionistas, sócios, administradores, bancos, governo, clientes e fornecedores.
1.3 – Patrimônio
É um conjunto formado de Bens, esse bem pode ser tangível (material) ou intangível (imaterial), satisfazendo as necessidades de uma pessoa física ou jurídica. Direitos, são acordos com satisfações, serviço em troca de pagamento. Obrigações, bens de propriedades de terceiros sobre o poder de pessoas físicas ou jurídicas.
1.4 – Contas
Conta é o termo que representam o conteúdo das estruturas das demonstrações, identificadas no Balanço Patrimonial. 1.5 – Regimes Contábeis
Em temos o administrador tem que estar ciente do patrimônio para o desempenho das atividades. Geralmente esse intervalo de tempo é conhecido como exercício, normalmente coincide com o ano-calendário, não obrigatoriamente. É preciso existir regras para o registro que alteram o patrimônio.
1.6.1 – Regime de Caixa
Entradas e saídas de dinheiros.
1.6.2 – Regime de Competência
São considerados as Receitas e as Despesas incorridas ou realizadas. É obrigatório nas entidades de fins lucrativos.
1 – Estrutura das Demonstrações Financeiras
Os Relatórios Contábeis são resumidas e ordenadas dos fatos registrados, os mais importantes são as ‘‘Demonstrações Financeiras’’ (Lei das Sociedades por Ações, lei S/A).
2.6 – Balanço Patrimonial
É o modo de facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.
Principais contas do Balanço Patrimonial: Ativo e Passivo, sendo Ativo = Circulante, Realizável a longo prazo e Ativo Permanente. Passivo = Circulante, Exigível a longo prazo e