Estado moderno
Introdução
O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV, a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como França, Inglaterra e Espanha, e mais tarde na Itália. Foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos, Nicolau Maquiavel, que no inicio de 1500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força.
Conceito de Estado
Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupando um território definido, normalmente onde a lei máxima é uma Constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
Características do Estado Moderno
Soberania do Estado: o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade;
Distinção entre Estado e Sociedade Civil: evidencia-se com a ascensão da burguesia, no século XVII;
A ascenção do Estado Moderno, como um poder público, que constituem a suprema autoridade política dentro de um território definido dentro da Europa Ocidental, esta associado a gradual desenvolvimento institucional que começa no final do século XV, culminando com a ascensão do absolutismo e do capitalismo.
Como se formou o Estado Moderno
A idade moderna foi bem diferente da idade média. Pode-se dizer que suas características foram bem opostas. A idade média foi marcada por: » regionalismo político - onde os feudos e as comunas tinham autonomia política, causando a fragmentação no sistema administrativo; » o poder da igreja - que enfatizava e colocava a autoridade do Papa sobre os reinos da época. No estado moderno desenvolveu-se a noção da soberania, ou seja, a idéia de que o soberano (governante) tinha o direito de consolidar suas decisões perante seus súditos (ou governados) que morassem no seu território. Para isso ocorrer, o estado desenvolveu vários meios para