estados modernos
O trabalho apresenta conteúdo relacionado ao tema: Como surgiu o Estado Moderno? Especificamente, fala sobre o Estado liberal, Estado fascista e Estado neoliberal, apresenta também o ideal do autor Durkheim. Com um resumo de cada tópico, vós dareis vontade de continuar a leitura.
Liberalismo é uma filosofia política ou visão do mundo fundada sobre ideais de liberdade e igualdade. Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo de sua compreensão desses princípios, mas geralmente apoiam ideias como eleições livres e justas, direitos civis, liberdade de imprensa, liberdade de religião, livre comércio e propriedade privada.
Neoliberalismo, como entendido, é um produto do liberalismo econômico neoclássicocapitalista.
Fascismo é a denominação que se dá ao regime político que surgiu na Europa entre 1919 e 1945, portanto, no intercurso das duas grandes guerras mundiais (I Guerra Mundial e II Guerra Mundial).
Como surgiu o estado moderno?
O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa. No período medieval, o poder estava nas mãos dos senhores feudais, que mantinham o controle sobre a maior parte das terras e sobre toda a sociedade.
Esse tipo de dominação foi pouco a pouco sendo minado pelas revoltas sociais dos camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio, que apressou a desagregação dos feudos. Paralelamente, a partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração:
● Das Forças Armadas e do monopólio da violência;
● Da estrutura jurídica, isto é, dos Juízes e dos tribunais em várias instâncias;
● Da cobrança de impostos – um signo do poder e, ao mesmo tempo, o meio de assegurar a manutenção das Forças Armadas, da burocracia e do corpo jurídico;
● De um corpo burocrático para administrar o patrimônio público, como as estradas, os portos, o sistema educacional, a