Estado Liberal/ Neoliberal e Público/privado
O Estado Liberal, surge com a Revolução Francesa e coloca o ser humano como centro das suas ações. Suas principais características são:
Ver o mercado como uma instituição auto regulável, não necessitando da intervenção do Estado para funcionar. Ao estado cabe assegurar o direito e usufruto da propriedade, a proteção da vida, o direito de ir e vir dos seus cidadãos e a ordem pública. Para isso, teria que zelar pela administração e cumprimento das leis, a manutenção dos registros de bens e direitos, conservação e policiamento das cidades e espaços públicos, repressão física, quando necessário.
O Estado Neoliberal, surge no ano de 1970, com o encolhimento do Estado e a visão globalizada do mundo. Afirmava que o número excessivo de regras e controle estatais sobre a economia inibia os investimentos privados, comprometendo o crescimento econômico em especial, as relações de trabalho, pois a quantidade de leis e de restrições trabalhista criado pelo Estado bem-estar social inibia as contratações pelas empresas, impedindo a criação de emprego. Pregava a privatização, legando a seu favor que as empresas de propriedade do poder publico seriam ineficiente e deficitárias, porque mantidas sob a proteção do poder público ao abrigo das leis do mercado. Por fim, dizia que o mercado nacional deveria se abrir para a concorrência internacional.
Vejo presente em nossa sociedade características dos dois modelos de estado e de um terceiro o Estado Bem-estar social, acredito que o pêndulo voltou a balançar e que ainda estamos buscando a justa medida que dará origem a uma nova forma de pensar a relação estado/mercado.
PUBLICO E PRIVADO:
A discussão interessante entre as esferas públicas e privadas no exercício do poder, como vimos não é algo novo. Ao longo do tempo teóricos e políticos se preocuparam m entender quais aspectos seriam públicos e quais privados. Com o passar do tempo a sociedade mudou e com ela o conceito foi sofrendo