ESTADO EMOCIONAL
O objetivo desta pesquisa pode ser dado como atingido. Pois foi confirmado que, o planejamento é uma previsão racionalmente, organizada, para a execução das tarefas, garantindo um serviço com qualidade. Reificando assim, que o planejamento é uma peça fundamental para que seja realizada com êxito a resolução dos litígios e com redução de riscos. Outrossim, a metodologia (Vergara.2009) utilizada mostrou-se eficaz quanto aos resultados obtidos.
Nesse contexto, 90 % ratificaram que a fase do planejamento é de grande importância para que se detalhe fase a fase o valor/hora. E para se realizar este planejamento deve possuir um elevado nível de conhecimento, onde 85 % evidencia essa necessidade. Desta forma, acordando com a NBC PP01 que estabelece que a relevância, vulto, riscos, complexibilidade, quantidade de horas, o prazo estabelecido, a forma de recebimento e os laudos Inter profissionais são fundamentais e relevantes para se apurar a hora técnica, os respondentes da pesquisa atingiram a um percentual de aprovação de 85 %.
Abordando as dificuldades encontradas pelos peritos contadores do Distrito Federal, foi visto que quando os quesitos são mal elaborados pelas partes, fica quase que impossível do perito saber qual o real objetivo a ser tratado. Outra dificuldade é estimar as horas técnicas trabalhadas.
Ainda, através da pesquisa realizada, os peritos acordaram em 85 % com o citado por Hoog (2008,p.155) onde diz que: Baixo preço leva a insolvência, alto a avareza, justo leva a dignidade.
Logo, quando a proposta é recusada pelos litigantes/magistrado, deixaram evidente que tem que insistir no seu preço. Pois deve se levar em consideração o tempo a ser gasto e o grau de complexibilidade.
Cabe o mérito do aproveitamento deste estudo como inspiração para trabalhos futuros.
Com isso percebe-se a necessidade de um bom conhecimento na área Perícia Contábil.