Como o estado emocional dos atletas influencia no alto rendimento da equipe
TRABALHO INTERDISCIPLINAR SUPERVISIONADO
Muriaé-MG
06 de Maio de 2015
Curso de Psicologia
TÍTULO DO TRABALHO
Trabalho apresentado às unidades de ensino do primeiro período do Curso de Psicologia – FAMINAS, como requisito a Psicologia do Esporte Alto Rendimento.
Prof.(a).orientadora: Sonia Maria Dal Sasso
Acadêmicos: Flaviana Santos; Hully Lacerda; Kátia Antunes Ribeiro; Kerolayne Souza Ribeiro; Rosemere Cesar Bueno;
Muriaé-MG
06 de Maio de 2015
Como o estado emocional dos atletas influencia no alto rendimento da equipe, priorizando fatores positivos e negativos.
Introdução: É comum observar entre competições, a grande concentração de emoções geradas pelos atletas. Essas emoções advêm de sentimentos vinculados a motivações geradas a partir de momentos significativos a serem vividos. Diante dessas emoções, a atenção volta-se para fatores negativos e positivos, onde ambas são de extrema necessidade para o bom rendimento em competições. As emoções positivas equivalem a sentimentos que prevalecem o atleta, inibindo-o das emoções negativas, que são os mais visíveis. Sendo assim o estimulo das emoções positivas torna-se a peça chave para inibição das negativas. Contudo, discute-se como o emocional dos atletas influencia no alto rendimento da equipe, priorizando fatores positivos e negativos.
Desenvolvimento: O esporte abrange amplas modalidades, sejam elas no alto rendimento ou fora dele. Analisando essas vastas modalidades esportivas apresentam-se dentre elas uma serie de dificuldades que alienam os atletas emocionalmente. A psicologia do esporte entra como solução influenciando como agir e gerir essas emoções diante de algo tão significativo, que se torna uma questão para os atletas.O bem estar físico faz total ligação com o bem estado mental,isso porque a coordenação mental de fato comanda habilidades físicas,assim fazendo com que haja a junção dos fatores mente e corpo .Segundo Gomez Sanchez (1977) e