estado de excessao
Paradgma do campo- a partir do momento que ele vai se acostumando com o sistema penitenciário, o estranhamento vai desaparecendo e o que antes era exceção passa a ser normal. Agambe diz que quando a exceção deixa de ser exceção esse é o paradigma do campo de concentração, as pessoas se adéquam.
TEORIA da degenerencia- se preocupou com a população é um mecanismo de regulamentação, o mecanismo se dirige ao homem e depois a massa, ter direito a saúde é um direito fundamentalo ser humano sofre regulamentação através de normas, quando se fala em disciplina e regulamentação temo o exemplo da taxa de natalidade e mortalidade
Poder de fazer morrer –o soberano que tinha esse poder de fazer morrer, ou seja o poder de deixar viver. A vida é observável pela ótica da perspectiva da morte. No começo do século 17isso mudou.
MECANISMO de disciplina- o poder estatal começa a exercer certo poder pelo corpo, o individuo, com o objetivo de tornar esse corpo mais produtivo . No séc. 18 esse biopoder volta-se para outra forma de entender a vida, ou seja vida com qualidade, e ai surge mecanismos de regulamentação da vidao olhar deixa de ser para o corpo, e sim para a massa. Agora interessa a vida em qualidade e não tornar os corpos produtivos- mecanismos de disciplina.
Os DIREITOS fundamentais funcionam como mecanismo de biopoliticas- fazer matar