esportes não convencionais projeto
Ensino de Esporte não Convencional em uma escola
Entidade Proponente- Gilson Ney de Souza Lobo
Local da Execução do Projeto- Escola Municipal de Educação Integral “Luís Feitosa Rodrigues”
Cidade de Corumbá-MS
Objetivos:
- Interagir e Construir conhecimento no que se refere ao ensino do esporte não convencional
- Estimular a pratica dese esporte
- Interagir alunos de diferentes séries e idades
- Desenvolver mediante as possibilidades habilidades motoras
Objetivo Geral
Orientar e passar o máximo de conhecimento possível sobre a pratica do esporte não convencional, respeitando a individualidade bilógica das crianças, utilizando este esporte como fator de socialização e educação. Proporcionar a criança mais do que o esporte, em outras palavras, proporcionar a criança evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva, a aquisição de uma cultura de lazer esportivo.
Conteúdos:
Esportes não-convencionais:
Golf, Peteca, Boliche, Hóquei, Basebal, Futebol Americano, Fute-Tenis, Fute-volei e Bocha.
Metodologia: A partir do que foi exposto acima, durante os anos de 2008 e 2009 foi agregado ao Plano de Ensino Anual do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Integral Luís Feitosa Rodrigues o conteúdo intitulado “esportes não-convencionais”. Este conteúdo foi aplicado durante o 3º Bimestre e teve como objetivo proporcionar aos alunos a vivência de esportes que não são comumente praticados na escola. Os esportes não-convencionais, previamente escolhidos foram: golf, peteca, boliche, hóquei, basebal, futebol americano, fute-tênis, fute-vôlei e bocha.
Para que houvesse uma participação e interesse maior dos alunos, a atividade foi realizada em três etapas: pesquisa e apresentação sobre o tema, confecção de materiais e vivência da modalidade. Na primeira etapa, os alunos foram divididos em grupos e cada grupo ficou responsável por um esporte e, então, teriam que