Projeto de Ensino de Esporte Não Convencional
1. Esporte não convencional a ser desenvolvido:
Bocha, Boliche e Peteca.
1.1. Local da execução do Projeto:
Escola de Ensino Fundamental
2. Objetivos:
• Proporcionar conhecimento a respeito dos esportes não convencionais;
• Estimular a prática e a familiaridade desses esportes;
• Promover a interação dos alunos de diferentes faixas etárias;
Objetivo Geral:
Tornar a prática dos esportes não convencionais acessíveis ao maior número de alunos possível. Utilizar esses esportes como ferramentas para promover educação, socialização e cidadania.
3. Justificativa:
Através da vivência com os esportes não convencionais, o aluno tem a oportunidade de receber novos estímulos motores, como também proporciona um ambiente agradável de forma que todos possam participar e cooperar mutuamente, mesmo diante das diversidades físicas, sociais e culturais, contribuindo dessa forma para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.
4. Metodologia:
Aplicar o conteúdo desse projeto de ensino durante um bimestre para os alunos do ensino fundamental, com o intuito de oferecer alternativas de esportes que não fazem parte daquelas que normalmente são oferecidas pela escola.
Os esportes não convencionais escolhidos para fazer parte desse projeto foram: Bocha, Boliche e Peteca.
Para a realização desse projeto de maneira mais eficiente, a atividade foi dividida em duas etapas: Primeiramente, o aluno deverá escolher dentre as opções, o esporte não convencional que irá praticar e pesquisar sobre o tema escolhido. No segundo momento, o aluno irá vivenciar a prática desse esporte.
Na primeira etapa, a turma será dividida em três grupos, cada grupo representado por um esporte não convencional. Dessa forma, os grupos terão que pesquisar sobre a história, regras e curiosidades sobre o esporte escolhido. Em seguida, os grupos deverão apresentar o material pesquisado para que o restante da turma possa conhecer a modalidade esportiva,