esportes naturais e radicais
ORIGEM
Os esportes naturais são aqueles que são praticados na natureza, a origem desses esportes radicais e de aventura surgiu no final da década de 80 e no início da década de 90, quando viraram moda os esportes que os adultos praticavam como o paintball, o surf, o alpinismo, o paraquedismo, o montanhismo, bungee jumping, o montain bike e o trekking.
Antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas, se tornaram extremamente populares em um curto espaço de tempo, e foram ganhando muitos adeptos ao redor de todo o mundo.
Uma grande característica dessas atividades acaba se tornando semelhante ao ponto de vista de muitas pessoas, que é a capacidade desses esportes em causar a aceleração da chamada adrenalina o que acaba proporcionando prazer aos praticantes. Já para muitos que praticam esportes radicais é uma filosofia de vida buscar alternativas para desafiar constantemente o corpo e mente.
DEFININDO ESPORTES DE AVENTURA E ESPORTES RADICAIS
É o conjunto de práticas esportivas, vivenciadas em interação com a natureza, a partir de sensações e de emoções, sob condições de incerteza em relação ao meio e de risco calculado em resposta aos desafios desses ambientes, quer seja em manifestações educacionais, de lazer e de rendimento, sob controle das condições de uso dos equipamentos e comprometidas com a sustentabilidade socioambiental.
DIFERENÇAS ENTRE RADICAIS E DE AVENTURA
AVENTURA: Realizadas em ambientes naturais (ar, água, neve, gelo e terra), como exploração das possibilidades da condição humana.
RADICAIS: Realizadas em manobras arrojadas e controladas, como superação de habilidades de desafio extremo.
ALGUMAS MODALIDADES DE ESPORTES RADICAIS
1 – SKATE VERTICAL
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista apresenta a forma de U,e pode ser feita