especulação
TEORIA ECONOMICA
DEISE MORAES
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Especulação financeira tem papel importante no sistema financeiro do mundo globalizado. O desempenho do especulador no mercado traz a liquidez e o dinamismo ao mercado.
A crise no mercado financeiro é uma situação quase q inevitável na globalização, pois as mudanças de pensamentos e ideais fazem com que o pensamento atual gere uma crise para novas ideias aparecerem.
Após a leitura deste trabalho você irá entender melhor o papel do especulador, as crises financeiras e conhecer melhor alguns especuladores que tiveram sua vida financeira em uma montanha-russa.
Sumário
1. Especulação Financeira
1.1. Conceito de Especulador
O especulador possui um papel fundamental no mercado financeiro atual. A sua função no mercado financeiro é ser aquele visualiza e procura o lucro a curto e médio prazo.
No mercado sua imagem é muito associada as crises financeiras, pois possui um papel muito importante na bolsa de valores e suas previsões do futuro, as vezes, podem gerar grandes prejuízos.
No entanto na visão de muitos economistas o papel do especulador na economia traz uma maior estabilidade ao mercado. Pois faz com novas informações do mercado sejam espalhadas da forma mais ágil.
1.2. Especulador e Investidor
O investidor no mercado é aquele que busca um lucro á um prazo mais longo. Buscando normalmente lucros em ações de empresas mais estáveis, como Petrobras ou Banco Itaú. Que seriam investimentos com menos risco.
Já o especulador pensa em um lucro de curto e médio prazo. Prospectando seus investimentos em carteiras mais a riscadas como empresas de petróleos, energias renováveis, ou seja, empresas que oscilam no mercado.
De forma mais simples podemos exemplificar desta maneira:
Se formos considerar uma ação como uma árvore de podemos dizer que, o investidor seria aquele que compra a árvore,