Espectrometria atômica
TEMA: MÉTODOS ANALÍTICOS DE ESPECTROMETRIA ATÔMICA
Princípios da espectrometria de absorção atômica
1) Qual o princípio da espectrometria de absorção atômica? O que acontece com o analito durante o processo de absorção atômica?
2) Faça um diagrama de bloco apresentando os componentes de um equipamento de espectrometria de absorção atômica. Quais são os tipos de atomizadores mais comuns?
3) Discorra sobre as seguintes fontes de radiação apresentando esquemas: (a) lâmpada de cátodo oco e (b) lâmpada de descarga sem eletrodos.
Espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS)
4) Explique como ocorre o processo de nebulização em FAAS. Porque esta etapa é responsável pela relativa baixa sensibilidade do FAAS em relação ao GFAAS?
5) Discorra sobre as seguintes misturas de gases que geram a chama: (a) ar/acetileno e (b) acetileno/óxido nitroso. Cite alguns elementos que podem ser determinados por (a) e por (b) e aqueles que podem ser determinados tanto por um quanto pelo outro.
Espectrometria de absorção atômica com forno de grafite (GFAAS)
6) Por que um atomizador eletrotérmico é mais sensível que um atomizador de Chama?
7) Descreva um forno de grafite. Para que serve a plataforma presentes em alguns fornos? Quais a funções do gás protetor? Qual o gás protetor mais comumente usado em GFAAS?
8) Discorra sobre as seguintes etapas da programação de temperatura usada em GFAAS: (a) secagem (b) pirólise, (c) atomização e (d) limpeza.
9) Explique o que é um modificador químico e quando ele deve ser utilizado.
10) Quais as vantagens e desvantagens do GFAAS em relação ao FAAS?
Espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos (HGAAS)
11) Quais são os elementos mais comumente determinados por HGAAS? Por quê?
12) O desenho abaixo representa uma montagem para determinação de elementos por HGAAS. Explique o funcionamento deste processo.
Espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio (CVAAS)
13)