Referências bibliograficas
SB SOCIEDADE BRASILEIRA
HC DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Normas sobre referências bibliográficas
Roberto de Andrade Martins
Estas normas serão adotadas pela Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência a partir do ano de 2001. Elas são baseadas principalmente nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (Norma ABNT NBR-6023/2000), com algumas adaptações. Para mais informações sobre essa norma da ABNT, pode-se consultar o trabalho “Como fazer referências bibliográficas”, de Maria Bernardete Martins Alves e Susana Margareth Arruda, disponível na Internet (http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html)1.
As indicações a seguir esclarecem os casos mais importantes de referências bibliográficas. Podem existir situações especiais que fujam às regras aqui descritas, mas certamente elas poderão ser resolvidas por analogia com os casos mais comuns.
Mesmo dispondo de regras detalhadas como as que estão abaixo, as pessoas costumam cometer erros. Os erros mais comuns são não prestar atenção à pontuação e à ordem das informações. É preciso prestar atenção a pontos, vírgulas, aspas, dois pontos, etc. É necessário observar o que deve ficar com letras maiúsculas ou minúsculas, o que vai em itálico ou não. E não trocar a ordem das informações (por exemplo: nome da cidade onde o livro é publicado e editora que publicou o livro). Se o pesquisador não desenvolver a atenção a esses detalhes, nenhum conjunto de regras impedirá que ele cometa erros.
1 Posição da lista bibliográfica
As referências bibliográficas deverão ser colocadas em uma lista, ao final do artigo (e não em notas de rodapé). Essas referências serão numeradas seqüencialmente.
A lista de referências bibliográficas deve estar em ordem alfabética do sobrenome dos autores. Quando houver mais de uma referência do mesmo autor, elas devem estar ordenadas cronologicamente (por ano de publicação).
2 AUTORIA
2.1 Um ou mais autores
Todas as referências bibliográficas devem