Especialista
Ana Lúcia Amaral
Introdução
Esperamos ter conseguido tornar claro para você, no texto Noções de Currículo: modalidades e níveis, quão importante é o estudo do campo do currículo para os educadores em geral. Por ser um tema muito abrangente, nele são abordadas inúmeras questões dentre as mais cruciais para a educação, indo desde a formulação de políticas públicas educacionais até a sua implementação no âmbito da escola e da sala de aula.
Neste texto, são apresentados, de forma breve, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Diferentemente das Diretrizes Curriculares Nacionais, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não têm o caráter de obrigatoriedade de que se revestem as diretrizes. Estranhamente, foram publicados antes delas, em 1997 (para o Ensino Fundamental).
A palavra parâmetro tem significados bastante complexos, geralmente relacionados ao campo da Matemática. O que nos parece mais próximo do sentido dado aos PCN é padrão. Os PCN seriam, portanto, um padrão de referência para os currículos em todo o país. Tendo como objetivo primordial a crescente igualdade de direitos entre os cidadãos e o respeito aos princípios democráticos, o conjunto de proposições expressas nos PCN pretendeu possibilitar o acesso aos bens públicos por meio do acesso ao conjunto dos conhecimentos socialmente relevantes.
Pois esse é o caminho possível de ser trilhado pela educação: respeitadas as diversidades culturais, étnicas, religiosas e políticas que perpassam uma sociedade plural, estratificada e complexa, pavimenta-se uma estrada que é o próprio processo de construção da cidadania – a aquisição dos conhecimentos básicos e relevantes para o