Especialista
José Davi da Silva Santos
RESUMO
O presente artigo aborda o problema da Desigualdade a partir de diferentes aspectos com que esta se apresenta em nosso país e no mundo, a partir da visão acadêmica com uma abordagem voltada aos estudantes de Administração, buscando desde o contexto histórico da desigualdade no Brasil até seus principais efeitos no cotidiano da população; vivenciando situações de prolongamento dos problemas da desagregação familiar, que em muitos casos, estas famílias se tornam reféns da caridade política, quando deveriam na verdade, ser alvos de políticas governamentais. Uma população vitimada pela desordem econômico-social com reflexos diários do descompromisso de nossos governantes têm seus direitos omitidos tornando-se alvo eleitoreiro. Compartilhamos aqui, recortes de outros estudos realizados ao longo das últimas décadas por instituições renomadas com natureza reflexiva sobre a desigualdade em seus vários aspectos e danos sociais, buscando abordar temas distintos, contudo interligados pelo eixo central que é uma análise do sistema socioeconômico no Brasil e seu caráter opressivo para a população de baixa renda, evidenciado em conflitos ora divulgados via mídias de massa, ora implícitos nas dificuldades sofridas no dia-a-dia da sociedade em geral.
Palavras-chave: Desigualdade, Economia, Sociedade.
1. INTRODUÇÃO
A desigualdade é algo que se observa em todos os agrupamentos sociais. A espécie humana, depois que abandonou a copa das árvores e adentrou pelo perigoso ambiente das savanas, necessitou muito mais de liderança, pois os perigos enfrentados em relação aos predadores se tornaram formidáveis, surgiram líderes, e também a desigualdade.
Em tempos de mundialização, ou globalização de mercado, de diversidade cultural, e de rápida evolução cognitiva e tecnocientífica, dentre outros, a humanidade necessita de líderes de vários matizes ou tipos e, cada