Especialista
Adriana Amaral
Avaliar é processo contínuo que perpassa por várias etapas no processo de ensino-aprendizagem. Durante muito tempo, houve uma confusão ou troca na utilização da palavra avaliação que foi amplamente utilizada no sentido de testar, na tentativa de medir o ensino-aprendizagem, mas percebeu-se que não é possível medir todos os aspectos do ensino, havendo a necessidade de criar novas alternativas de avaliação.
Testar significa verificar o desempenho do aluno em determinado aspecto do ensino através de situações organizadas ou estruturadas como testes objetivos o que não permite julgar ou não o grau de aprendizagem dos alunos através da testagem. Entretanto, esses tipos de testes são amplamente utilizados na educação, na tentativa de obter dados quantitativos para dizer que o ensino atingiu um nível maior de qualidade, mas esses testes não mostram e não atendem a situação real da aprendizagem em nosso país, bem como não atendem as crescentes necessidades dos alunos.
Avaliar, ao contrário de testar deve ser entendido como uma busca incessante de atender as reais necessidades dos alunos, envoltos em mundo globalizado. No momento em que avaliamos, envolvemos outros aspectos que não se restringem ao universo dos alunos e da sala de aula, mas envolve a comunidade escolar em seu todo, avaliar é tomar decisões, direcionar o ensino-aprendizagem e como disse Luckesi é garantir o sucesso, encontrando o melhor resultado, através do diagnóstico proporcionado pelo processo da avaliação.
Quanto à minha prática docente, a disciplina avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa, contribuiu para enriquecer o meu trabalho enquanto docente e proporcionou muitas reflexões acerca da minha prática como discente também, em que pude compreender os aspectos que envolvem esse processo tão amplo da avaliação. Enquanto docente, aprendi que avaliar requer um processo metodológico bem estruturado de