Especialista
Cibele Lemes Pinto*
Helenice Maria Tavares**
Resumo
A utilização do lúdico como prática pedagógica garante uma aprendizagem significativa para as crianças com dificuldade de aprendizagem? O objetivo deste artigo é apontar o lúdico como proposta pedagógica para ser trabalhado com crianças em sala de aula, aprofundando sobre as dificuldades de aprendizagem e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, verificando que é fundamental compreender a atividade lúdica para usá-la como recurso pedagógico, pois de posse desse conhecimento o professor poderá intervir de maneira efetiva no processo de aquisição de conhecimento e na busca de subsídios que atendam as reais necessidades de seus alunos com dificuldades de aprendizagem .
Palavras- chave: Lúdico. Interação. Dificuldades de Aprendizagem. Ensino Fundamental.
Mediante a falta de interesse que muitas crianças têm em aprender e com isso, podendo ocasionar dificuldades de aprendizagem, levantou – se o questionamento sobre a utilização do lúdico como prática pedagógica e possível garantia de uma aprendizagem mais significativa para essas mesmas crianças?
A finalidade deste trabalho é apontar a importância do lúdico como proposta pedagógica, pois a criança só aprende o que lhe dá prazer e aprofundar os estudos sobre as dificuldades de aprendizagem torna-se necessário para a discussão em referência.
Assim, buscando compreender a função do lúdico como recurso pedagógico, a metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, recurso para investigar indagações e examinar materiais elaborados de pessoas que já estudaram antes temas desta natureza.
A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituindo principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas