Especialista
Húmus = material orgânico coloidal em processo de decomposição microbiana e que entra como elemento importante na composição dos solos. Formado a partir de vegetais e animais que morrem e se decompõem na superfície do solo.
A matéria orgânica presente no ambiente aquático é devido a disposição de seres produtores, (algas e vegetais aquáticos), e seres consumidores, (animais, bactérias e fungos), e também através da sua introdução via externa. Essa matéria orgânica em decomposição libera o gás carbônico através dos processos de respiração, (liberando energia), e oxidação ocorridos no interior da água, este último pelas atividades metabólicas e ação de bactérias.
Na água, basicamente, o anidrido-gás carbônico-CO2 combina-se, formando um ácido fraco, o ácido carbônico, - assim H2O + CO2 -> H2CO3 (ácido carbônico) - , ocasionando com isso uma queda do pH. Concentrações de gás carbônico acima de 2,0mgCO2/l em sistema aquático, acidificam a água.
Entretanto se a água for rica em carbonatos, principalmente o carbonato de cálcio-CaCO3 insolúvel , ou (*)carbonato de magnésio-MgCO3 pouco solúvel , oriundos de solos ricos destes, como sucede com as águas que percorrem regiões calcárias. O gás carbônico também combina-se a esses sais, transformando-os em bicarbonatos, (solúveis), ou seja em solução tampão, com maior capacidade de manter um quadro mediano desse pH, p.ex.: Ca/MgCO3 insolúvel/pouco solúvel + H2O + CO2 solúvel Ca(HCO3)2 (*)e/ou (*)Mg(HCO3)2 (carbonato de cálcio/magnésio) (água) (gás