especialista
ATIVIDADE MINISTRADA PELO PROFESSOR CLEBERTON SOARES, ATRAVÉS DA DISCIPLINA “GESTÃO DA SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
ALUNO: ALEXANDRE LEITE FREITAS
CURSO: GESTÃO EM SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
Aracaju, 2012
Os sistemas de informação são aqueles que coletam informações, organiza, , armazena e possibilita e possibilita a recuperação de informações com um objetivo específico. Essas informações assim que processadas servem como direcionamento para tomada de decisões. O importante é saber quais são os dados que serão coletados, ter conhecimento sobre os mesmos e usar o melhor processo de análise desses dados para se ter informações claras e precisas.
Todo sistema de informação implica em entrada e saída de informações em uma determinada situação. Dentro desse contexto é preciso identificarmos quais são os “atores” envolvidos na montagem dos sistemas hospitalares, para gerarmos dados como propósito de facilitar a comunicação de gestão diminuindo a subjetividade e incerteza.
O primeiro ator podemos citar os dados que são de extrema importância para geração da informação. Os dados serve de suporte para uma posterior análise e processamento tal objeitvo. Podemos encontrar os dados na recepção, no preenchimento das fichas de primeiro atendimento com dados pessoais que trazem informações do tipo sexo, idade, sintomas mais frequentes, idade, endereço ( qual população é atendida) e outros. Podemos ter como dados nas evoluções clínicas, de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, farmacêutica e outras; no internamento na geração de AIH gera um dado importante para informar no DATASUS para o planejamento estratégico no Ministério da Saúde.
O segundo “ator”que podemos citar são as pessoas, pois estas são peças fundamentais para geração dos dados. Os funcionários ou colaboradores