Esfera celeste
A esfera celeste é uma esfera imaginária de raio gigantesco, centrada na Terra.
Zenite, Nadir e o Meridiano do Observador
O zênite é o ponto, projetado sobre a esfera celeste, que está diretamente acima da cabeça do observador.
O nadir é o ponto diametralmente oposto ao zênite.
Definimos como meridiano o grande círculo imaginário que traçamos na esfera celeste e que passa através do zênite do observador e dos dois pólos celestes.
Muito importante é saber que cada localização sobre a Terra tem um meridiano único passando por ela.
Eclíptica
Durante o período de um ano o Sol traça uma trajetória aparente no céu em relação às estrelas fixas. A projeção da trajetória aparente do Sol, em relação às estrelas, durante um ano traça sobre a esfera celeste um círculo que é chamado de eclíptica.
Podemos definir a eclíptica como sendo o caminho aparente do Sol sobre a esfera celeste.
No entanto, sabemos que o eixo de rotação da Terra é inclinado em um ângulo de 23,5o em relação à eclíptica e esta inclinação é a responsável pelas estações do ano.
Consequentemente, a eclíptica está inclinada em um ângulo de 23,5o em relação ao equador celeste devido à inclinação do eixo da Terra (lembre-se que o equador celeste é uma projeção do equador terrestre sobre a esfera celeste).
A eclíptica é o plano do nosso Sistema Solar. Ela é o plano onde estão as órbitas dos planetas. Eles pouco se afastam deste plano, com exceção de Mercúrio e Plutão
Lua, Sol e Fases
As fases da lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo sol e reflete a luz dele. E, como a lua está em órbita da Terra, durante alguns momentos dessa trajetória a face dela que permanece voltada para nós não recebe luz do sol, ficando totalmente no escuro.
Fases solar
Eclipses e Estações
O eclipse solar é um fenômeno que ocorre sempre que a lua fica entre a Terra e o sol. Quando isso ocorre o sol parece desaparecer total ou