A Republica - Platao
Resumo
A obra a republica consiste no desenvolvimento de um dialogo, onde se descrimina um estado ideal de acordo com oque se pensa sobro o justo e o bom.
A Priori o livro fala da consistência da justiça e seus princípios onde se cria a necessidade de instauração de mais uma classe social onde divide-se em trabalhadores, guerreiros, chefes e os guardiões.
Esses guardiões mantiam uma convergência próximo das outras classes onde eles eram mantidos pelo estado e não tinha direito a riqueza. No livro V, Sócrates fala das suas proposições revolucionarias nas quais seguem:
“Homens e Mulheres são iguais e tinham os mesmos direitos, Eles não podem constituir família e não podem acumular riquezas.”
Já entrando no livro VI e VII, o autor entra num estudo sobre a racionalidade da justiça, debatendo sobre a definição do bem e sobre a verdade, onde até citam a ilustração “Alegoria da Caverna” que usa-se o racionalismo e a verdade do conhecimento para poupar a própria vida.
Já nos últimos capítulos, entre o livro VIII e o X, ele retrata a decadência da cidade onde ocorre o esfriamento dos timocratas, a concentração do poder nas oligarquias, o individualismo das democracias e seu resultado final é o surgimento da tirania.
Então vi que a obra mostra uma pessoa à frente de seu tempo, com ideais e posicionamento divergentes ao da época, embora não sendo os ideais para os tempos atuais. Onde olhando de um certo ponto de vista estes ideais políticos de Platão podem ser considerados como ditatoriais, impondo a censura e a guerra (belicismo), sem, no entanto lutar ou ir contra ela.