A república de platão
A República de Platão – Livro III.
Turma: 1° I.
Professor: Ricardo Bahia.
Outubro de 2010.
* Interlocutores do livro III:
Sócrates: Pessoa central da discussão.
Adimanto: Irmão de Platão.
Gláucon: Irmão de Platão.
Na República, Adimanto e Gláucon se revezam, de algum modo, como “respondentes” de Sócrates.
* Tema do livro III: Educação com objetivo de se formar a virtude, que no mais alto grau é o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem.
* Opinião dos interlocutores:
Socrátes: Os homens devem ser livres e devem recear a escravidão bem mais que a morte. Sócrates ao longo do livro III, discute qual seria a educação mais adequada para se formar homens. Sua educação será através da ginástica para o aprimoramento do corpo e da música para gerar harmonia na alma. Sócrates prescreve regulamentos à criação poética que pode ser temida pelos homens e, após analisar os conteúdos das histórias, passa a discutir a maneira como essas eram contadas e qual seria a forma mais adequada. Ele conclui também que a imitação só deve ser feita em relação aos homens de bem.
Adimanto e Gláucon: São como de conselheiros de Sócrates, todas as propostas para a educação apresentadas por ele eram passadas pela confirmação dos dois irmãos de Platão, e qualquer dúvida que Sócrates tinha era questionada a eles. O objetivo deles era a busca pela sabedoria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
* Platão. A república. 10. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007. 513 p.
* Passeiweb - A República, de Platão: Análise da obra. Disponível em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/a/a_republica. Acesso em: 25 de outubro de 2010.
* Adriana Natrielli. A Crítica do Discurso Poético na República de Platão. Disponível em: http://www.puc-rio.br/parcerias/sbp/pdf/4-adrianar.pdf. Acesso em: 25 de outubro de 2010.
•