Democracia ateniense
A democracia Ateniense começou no século VI a.C. Com as reformas de Sólon. A democracia ateniense surgiu com o propósito de ser um governo dedicado ao povo, um dos significados mais comuns citados e uma frase que define o significado do governo de democracia como; governo do povo, pelo povo para o povo. Cidadãos Atenienses
O povo ateniense era definido como cidadãos, porem nem todos o povo eram considerado cidadão,as únicas pessoas que poderiam ser considerada cidadã era os homens maiores de 20 anos ,as mulheres atenienses que tinham a legislação ao seu favor como cidadãs atenienses ,porem não podiam participar da vida política na assembléia,os escravos e os estrangeiros ,não poderiam votar na assembléia de Atenas, pelo fato de serem de outro pais., para os atenienses só eles eram verdadeiros filhos de Deuses e heróis gregos, sendo assim só eles tinham o beneficio e o prestigio de desfrutar da democracia.
A votação ateniense aconteceu na assembléia ekklesia. A assembléia era formada por apenas cidadãos maiores de 20 anos e alfabetizados, ela era formada pela boule e Protanes, quase a metade dos cidadãos de Atenas passaram pela ekklesia pelo menos uma parte da sua vida.
A ekklesia
A ekklesia era responsável pelas decisões da Atenas democrática. A ekklesia acontecia pelo menos quatro vezes no ano sendo responsável, pelo surgimento de algumas leis e pela as decisões comerciais e de defesa de estado, com em questões de guerras e na proteção de fronteiras. A assembléia poderia demorar de quatro a duas hortas para ser discutida e para a realização da contagem dos votos, que aconteceu com o levantamento de mãos.
A ekklesia também definiu a permanecia de oficias no poder e ate a saída de alguns cidadãos atenienses que, por meio de votação era expulso do Estado durante 10 anos, os votos aconteciam pelos próprios cidadãos atenienses, alguns cidadãos eram expulsos por questões políticas que aconteceram dentro e fora da assembléia. E alguns