Física
CAPÍTULO 1
ESFERA CELESTE E O SISTEMA DE COORDENADAS
Esfera Celeste. Sistema de Coordenadas. Coordenadas Astronómicas.
Sistema Horizontal. Sistema Equatorial Celeste. Sistema Equatorial
Horário. Tempo Siderial. Movimento Diurno dos Astros. Passagem
Meridiana de um Astro. Estrelas Circumpolares.
Recapitulando a aula anterior: Introdução
Breve Introdução da Cadeira o Objectivos o Horas o Capítulos o Avaliação o Bibliografia o Considerações gerais sobre a Astronomia:
Definição da Astronomia
Diferença entre Astronomia e Astrologia
Classificação da Astronomia
Astronomia na Antiguidade
Constelações
A Esfera Celeste o Observando o céu em uma noite estrelada, não podemos evitar a impressão de que estamos no meio de uma grande esfera incrustada de estrelas. Isso inspirou, nos antigos gregos, a ideia do céu como uma Esfera Celeste.
Cláudio Moisés Paulo
Capítulo 1
Page 1
Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010
o Com o passar das horas, os astros se movem no céu, nascendo a leste e se pondo a oeste. Isso causa a impressão de que a esfera celeste está girando de leste para oeste, em torno de um eixo imaginário, que intercepta a esfera em dois pontos fixos, os Pólos Celestes. Na verdade, esse movimento, chamado movimento diurno dos astros, é um reflexo do movimento de rotação da Terra, que se faz de oeste para leste.
O eixo de rotação da esfera celeste é o prolongamento do eixo de rotação da Terra, e os pólos celestes são as projecções, no céu, dos pólos terrestres.
Cláudio Moisés Paulo
Capítulo 1
Page 2
Introdução À Astronomia e Astrofísica 2010
o Embora o Sol, a Lua, e a maioria dos astros, aqui na nossa latitude (aproximadamente – 25.9), tenham nascer e ocaso, existem astros que nunca nascem nem se põem, permanecendo sempre acima do horizonte. Se pudéssemos observá-los durante 24 horas, os veríamos descrevendo uma circunferência completa no