esferas
O sistema de referência é composto por um numeroso conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre mapas e globos: círculos máximos (Equador), semicírculos (meridianos) e círculos menores (os paralelos)
Eixo da Terra, linha imaginária que intersecta os pólos (Norte e Sul) passando pelo centro da Terra e em volta do qual a Terra executa o seu movimento de rotação.
Círculo máximo e semicírculos máximos– Equador e Meridianos - dividem a Terra em duas partes iguais, ou seja, em dois hemisférios.
O Equador é um círculo perpendicular ao eixo da terrestre que a divide a terra em duas partes iguais, o hemisfério Norte e o hemisfério Sul.
Meridianos – São linhas imaginárias ou semicircunferências imaginarias que vão de um pólo ao outro, dividindo a Terra em duas partes iguais:hemisfério oriental e hemisfério ocidental .
Um Meridiano é um arco de 180º, ou seja, um semicírculo máximo perpendicular ao equador e paralelo ao eixo terrestre (direção norte-sul), que passa sempre pelos pólos.
Os fusos horários são estabelecidos com base nos MERIDIANOS.
PARALELOS – São linhas imaginárias (círculos menores) traçadas paralelamente ao Equador e perpendiculares ao eixo da Terra. Elas não passam pelo centro da Terra e são em tamanho menor que o Equador. O paralelo principal é chamado de Linha do Equador que está situado na parte mais larga do planeta, a partir dessa linha tem origem o hemisfério sul ou meridional e o hemisfério norte. O Equador corresponde ao círculo máximo, perpendicular ao eixo terrestre. Existem outros paralelos secundários mais de grande importância e, por isso, recebem nomes especiais: no hemisfério norte ou setentrional o Círculo Polar Árctico e o Trópico de Câncer. No hemisfério sul, o Trópico de Capricórnio de o Círculo Polar Antárctico. Esses quatro paralelos e o Equador delimitam as diferentes zonas de temperatura do planeta.
Esfera celeste - Definições de planos e pontos importantes
Os