Defini Es Fundamentais
1- Esfera Celeste
Esfera Celeste - Os antigos gregos acreditavam que a Terra era envolvida por uma esfera onde estariam afixadas todas as estrelas dando o nome de “estrelas fixas” para a maioria dos astros encontrados no céu. Tal esfera girava com velocidade constante e a Terra (ou o observador) se encontrava em seu centro.
Pólos Celestes - São as projeções do eixo de rotação da Terra na esfera celeste. A esfera celeste gira em torno de um eixo que passa pelos dois pólos celestes.
Equador Celeste – Grande círculo decorrente da interseção do plano do equador terrestre com a esfera celeste.
Figura 1
Plano Equatorial – Plano que contém o equador terrestre.
Grande Círculo ou Círculo Máximo - Círculo na esfera celeste que a divide em duas metades iguais.
Pequeno Círculo - Qualquer círculo sobre a esfera celeste que não seja máximo.
Movimento Diurno ou Diário – É o movimento da esfera celeste (e conseqüentemente dos astros que a ela pertencem). Tal rotação tem um período de 24 horas já que é fruto da rotação da Terra.
Círculo ou Arco Diurno: Caminho aparente de um astro no céu durante um dia (24 horas), devido à rotação da Terra. Círculos diurnos são paralelos ao equador celeste e são pequenos círculos (exceto por uma estrela situada no equador celeste).
2 - Vertical do Lugar
Vertical do lugar (ou do observador) – É a linha reta que passa verticalmente pelo observador. Pode ser encontrada por um fio de prumo, pois a vertical do observador tem a direção do campo gravitacional da Terra.
Figura 2
Zênite e Nadir – São os pontos decorrentes da interseção do prolongamento da vertical do lugar na esfera celeste. O Zênite é o ponto da esfera celeste justamente acima da cabeça do observador e o Nadir se encontra sob os pés do observador sendo então invisível, pois se encontra abaixo do horizonte celeste.
Plano Horizontal – Plano perpendicular à vertical do lugar.
Horizonte Celeste (ou Astronômico) – Grande círculo decorrente da