AstroFísica
Home
Informações Gerais
Cronograma do Curso
Contato
Inscrições
Sistema de Coordenadas Equatoriais
Do mesmo modo que as longitudes e latitudes estabelecem localizações sobre a superfície da Terra, também foi criada uma rede similar para designar localizações no espaço, sobre a esfera celeste.
De modo semelhante ao "sistema geográfico", os astrônomos criaram um sistema de coordenadas para os objetos celestes cujo plano fundamental, ou seja, o plano em relação ao qual as coordenadas de um astro são definidas, é o equador celeste.
Este é o "sistema de coordenadas equatoriais" e as coordenadas definidas nele são chamadas de declinação (coordenada análoga à latitude das coordenadas geográficas) e de ascensão reta (coordenada análoga à coordenada geográfica longitude). coordenada abreviação
símbolo
declinação
dec
δ
ascensão reta
A.R.
α
Para um observador situado sobre a superfície da Terra, as estrelas parecem girar a cada 23 horas e 56 minutos. Temos a impressão, então, que o sistema de coordenadas equatoriais também gira com esta mesma taxa. No entanto, sabemos que é a Terra que está girando e as estrelas permanecem fixas. Deste modo, o sistema de coordenadas equatoriais também permanece fixo e dizemos que a ascensão reta e a declinação formam um sistema de coordenadas fixo para as estrelas (veremos mais tarde que a precessão da Terra modifica estas coordenadas lentamente ao longo do tempo).
Para definir o sistema de coordenadas equatoriais fazemos uso da esfera celeste, a esfera imaginária que supomos circundar a Terra.
Tecnicamente, para definir ascensão reta e declinação dos corpos celestes precisamos usar os círculos horários, que são grandes círculos que passam através dos polos celestes e cruzam perpendicularmente o equador celeste.
www.on.br/ead_2013/site/conteudo/cap5-esfera/coordenadas-equatoriais.html
1/2
A declinação
A declinação de uma estrela é a sua