Escrituração Contábil
Neste trabalho abordaremos assuntos vistos no decorrer do semestre em aulas práticas de estágio, contendo tópicos explicativos utilizando o sistema WK Radar Empresarial. Sistema ERP que gerencia as informações operacionais, administrativas e gerenciais da entidade, algumas das abordagens: implantação de saldos das contas do ativo e passivo do ano anterior, registros contábeis de débito e crédito dos fatos contábeis, conciliação bancária onde encerramos a movimentação dos bancos e verificamos se os saldos estão corretos, folha de pagamento onde registramos as despesas com empregados, contabilização das apropriações de mercadorias vendidas o CMV (custo mercadoria vendida), finalizando com o balancete geral onde verificaremos se os lançamentos realizados no período estão corretos possibilitando passar informações concisas para os administradores das entidades.
4.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
A escrituração contábil são os registros das operações ocorridas no patrimônio das entidades envolvendo recursos financeiros, bens, direitos e obrigações, tendo como apoio a documentação relativa a estes fatos.
Utiliza-se para contabilizar as contas o metódo das partidas dobradas, onde para cada débito existe um crédito. Denomina-se assim, pois nos registros pode ocorrer alteração de dois ou mais elementos do patrimônio, de forma que os valores debitados sejam sempre à soma dos valores creditados ou vice-versa.
Estas operações geram aumentos e diminuições no Ativo, no Passivo e no Patrimônio Liquido, estas alterações são registradas em contas, e é importante que em cada conta mantenha o histórico de movimentação de cada elemento do ativo, do passivo ou do patrimônio liquido a que se refere.
4.2.1 Débito e Crédito
Neste método sabe-se que para cada registro de débito existe um crédito. Portanto se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada.