escrituração contabil
A Escrituração Contábil é uma norma instituída por lei que estabelece critérios e procedimentos a serem observados e desenvolvidos dentro da empresa. É por meio dela que se apuram as atividades, tais como movimentação de capital, transações e as diversas práticas administrativas. As fiscalizações estão cada vez mais exigentes quanto à clareza dos fatos que ocorrem dentro da empresa, não podendo haver fato obscuro ou espécie alguma de negligência quanto aos movimentos administrativos, encerramento de exercício, etc.
A contabilidade é uma necessidade à empresa de qualquer porte, porque é um instrumento de defesa, controle e gestão do patrimônio. A compreensão da importância da informação contábil é vital para o empresário, pois muitas das dificuldades encontradas nas organizações podem ser atribuídas à desinformação. A empresa que não possui escrituração contábil é uma empresa sem memória, sem identidade e, automaticamente, sem condições de sobreviver ou planejar seu crescimento.
A empresa impossibilitada de elaborar demonstrativos contábeis por falta de registros na escrituração, por certo, encontrará grandes dificuldades em obter créditos em instituições financeiras ou de preencher uma simples informação cadastral. Uma das principais utilidades da Escrituração é o controle interno empresarial onde assume um papel determinante, portanto se presta para evidenciar a situação econômico patrimonial real da empresa, instruindo e orientando, com segurança, as solicitações financeiras.
Observa-se então, que a escrituração é uma ferramenta imprescindível à gestão de qualquer entidade, cabendo ao administrador, sócios ou representantes implementarem a escrituração por contador(a) devidamente habilitado, para que, assim, tenham condições de gerar o processo de gestão nas empresas de forma eficiente, otimizando os lucros.
Referencial para a resposta:
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL REGULAR NAS MICRO E PEQUENAS