Eutanasia
ARGUMENTOS A FAVOR
1. Evitar a dor e o sofrimento.
2. Solidão.
3. Morte digna;
4. A abreviação do sofrimento de pacientes com doenças terminais, para as quais a ciência médica não tem cura.
5. Segundo pesquisas de universidades norte-americanas, ao menos 40% das pessoas morrem tendo dores insuportáveis.
6. Auto custo de permanência nos hospitais (6x mais caro se for numa UTI);
7. O dinheiro gasto pelo Estado na manutenção de quem tem pouca ou nenhuma chance de vida, limita outros investimentos em saúde pública como campanhas contra a Aids, o tabagismo e o alcoolismo.
1. Não há vida quando não há perspectiva de vida com qualidade, ou seja, independente do que a Medicina possa oferecer, a pessoa teria direito à escolha pela sua vida e pelo momento da morte.
2. "A dor, sofrimento e o esgotamento do projeto de vida, são situações que levam as pessoas a desistirem de viver“. (Pinto Silva).
3. Além do mais, em um país como o Brasil, onde o acesso à saúde pública não é satisfatório, a prática da eutanásia é muitas vezes encarada como um modo de proporcionar a doentes de casos emergenciais uma vaga nos departamentos de saúde.
ARGUMENTOS CONTRA
1. Do ponto de vista religioso a eutanásia é tida como uma usurpação do direito à vida humana, devendo ser um exclusivo reservado ao Criador, ou seja, só Deus pode tirar a vida de alguém.
2. Rápido avanço científico que proporcione avanços, como aconteceu com doenças com alta taxa de mortalidade antigamente, tais como tuberculose, lepra, sífilis, etc.
3. Legalizar a eutanásia, mesmo com o consentimento lúcido dos pacientes, abriria um precedente que justificaria, mais adiante, a eutanásia não-consentida.
4. Morrer não é uma opção terapêutica. Quando o paciente pede para morrer, ele, na verdade, quer socorro, não morrer.
5. Da perspectiva da ética médica, cabe assim ao médico assistir o paciente, fornecendo-lhe todo e qualquer meio necessário ao tratamento.
CONSTITUIÇÃO / CÓDIGO PENAL
1. A atual