A Alimentação e o ser Humano
Para manter-se de pé, o ser humano precisa de uma boa alimentação, ou seja, de uma alimentação que lhe ofereça energia e substancias necessárias para o bom funcionamento do organismo, substancias que ajudam a combater e a evitar doenças e que são uteis em vários outros aspectos, como na boa coagulação do sangue, que é o caso da vitamina K.
Dentre essas substancias, estão englobadas as vitaminas, os carboidratos, os lipídeos e as proteínas. Essas substancias podem ser encontradas em diversos tipos de alimentos e cada um possui sua própria função (algumas dessas substancias podem ter algumas funções em comum, mas não todas elas).
As vitaminas, por exemplo, são substancias encontradas em pequena quantidade em diversos alimentos, porém são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Elas regulam as reações químicas que ocorrem nas células e possuem um papel importante ao metabolismo celular entre outras funções. A vitamina é um bem precioso para o corpo humano e a falta dela causa avitaminose que gera grandes problemas para a saúde.
Para se falar de alimentação não pode esquecer-se de falar de lipídios (que é composto por ceras, glicerídeos, esteroides e carotenoides), que muitas vezes são maus interpretados, afinal, lipídios são normalmente conhecidos como a famosa gordurinha(banha), mas é uma reserva de energia para o corpo que absorve muitos alimentos com altas taxas de carboidratos, por isso deve-se sempre manter uma boa alimentação pois tudo em excesso para nosso organismo faz mal à saúde.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. Seu consumo é vital para a existência da vida humana, ele desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central. O corpo vai usar todos os artifícios para manter essas células alimentadas, pois o suprimento de glicose não pode parar. Todos os carboidratos devem ser consumidos de forma eficaz, ou seja, por meio de alimentos