Escritores da liberdade
Psicologia e Comportamento Organizacional
1° semestre - Psicologia - Diurno
BASEADO NO FILME
ESCRITORES DA LIBERDADE
Trabalho Acadêmico feito por exigência da disciplina de Psicologia e Comportamento Organizacional do primeiro ano de Graduação em Psicologia.
São José dos Campos-SP, 2013
Objetivo
Temos por objetivo analisar e compreender a definição de grupos, seus modelos, estágios de desenvolvimento, baseado no filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007).
Definição
No início do filme observamos a formação do grupo que se caracteriza como um grupo formal, por ser definido pela direção da Escola Wilson Hig.
Na escola foi introduzida a “Integração Voluntária” pelo governo, resultando na perda de 75% dos melhores alunos A escola é conhecida por ser um local de intolerância, violência e a da diversidade de grupos jovens e adolescentes que resistem ao ensino tradicional vigente. Por outro lado, uma professora de literatura e língua inglesa novata, sentiu frustração com o modelo convencional adotado para “educar” aqueles alunos de certa forma marginalizados e desacreditados pela sociedade, era necessário e urgente ir além do programa dado pela escola, ela introduz a partir dai um novo método de ensino.
Estágio I – Formação
Cena: Primeiro dia de aula
A expectativa da Professora Erin Gruwell para o primeiro dia de aula é grande, porém se assusta com a dificuldade de entrosamento, adaptação e incertezas sobre o propósito que os alunos têm sobre grupo, e enxerga subgrupos rivais, com isso decide alterá-los de lugar, para que eles observem as novas fronteiras propostas por ela, neste momento, eles começam a descobrir quais comportamentos são aceitáveis no grupo, os membros começam a pensar em si mesmo como parte do grupo.
Estágio II – Tormenta Cena: Retrato Nesta etapa surgi um grande conflito, a respeito do retrato que Tito fez de Jamal, zombando dos lábios grossos, que é uma