Escrita e Interação - Esquema
Turma: COMUNICAÇÃO SOCIAL 2013.2
ESCRITA E INTERAÇÃO – ESQUEMA
No capítulo 2 do livro Ler e Escrever: estratégias de produção textual, as autoras Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias trazem três concepções de escrita.
CONCEPÇÕES:
1° - Foco na língua O texto é apenas um produto a ser decodificado. O que está escrito não pode receber nenhuma outra interpretação que não seja a simples interpretação do nosso código.
2° - Foco no escritor A função do leitor é captar a mesma ideia do autor. O pensamento do autor deve prevalecer.
3° - Foco na interação O leitor participa da construção do texto. Os conhecimentos do leitor são levados em consideração. Ativação dos conhecimentos do autor no momento da produção do texto e do leitor no momento da leitura.
TIPOS DE CONHECIMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DA ESCRITA
1° - Linguístico Ele é responsável pela junção do som e do sentido do texto. Compreende os conhecimentos da ortografia, da gramática e do léxico da língua.
2° - Enciclopédico Mais conhecido como conhecimento de mundo, ele se encontra na nossa memória. Tem como base nossas experiências.
3° - Textual Se refere ao conhecimento dos tipos de texto. De acordo com o texto que quer produzir ou ler, o conhecimento de tipologia textual é ativado.
4° - Interacional Neste conhecimento o produtor adequa seu texto ao tipo de interação que ele procura. A situação, o ambiente e o público determinam o modo de abordagem do autor.