Comunicação e linguagem
Refletindo sobre o ensino da linguagem oral e escrita com crianças de até cinco anos.
Introdução
A linguagem oral e escrita na educação infantil não se deu do dia para noite, mas com o passar do tempo houve mudanças no processo da construção da linguagem oral e escrita, no desenvolvimento da educação infantil. A partir do momento que o bebê nasce ele já sente a necessidade de se comunicar com o mundo, pois está linguagem oral que apresenta através do choro tem significados para o desenvolvimento da linguagem oral.
Assim podemos dizer que a linguagem oral e a escrita das crianças dependem muito dos estímulos que ela recebe, isto pode se dar através da socialização e compartilhando conhecimentos juntamente com outras crianças e o adulto.
Os conhecimentos que as crianças adquirem em situação de interação não são transmitidos de um ao outro, mas construídos “entre eles mesmos”.
Desenvolvimento do texto
A comunicação na vida do ser humano deste o homem primitivo, que de várias maneiras procuraram encontrar caminhos para representar o seu pensamento; pois a mesma é de fundamental importância, no desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças. Na faixa de 4 ao 6 meses de idade ela expressa a sua linguagem através do balbucio é necessário que nesse processo, a criança seja motivada para que ocorra o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. O educador deve compreender e ter paciência e estar atento as necessidades dos bebês; o balbucio vão progressivamente se diversificando cada vez mais, a partir dos dez ou onze meses a crianças já começa a pronunciar algumas palavras. Nessa fase a interação é muito importante, as crianças imitam as expressões que ouvem e experimentam outras possibilidades de diálogos ampliando o seu vocabulário.
A criança que a linguagem