Ambiente Facilitador da Aprendizagem no Processo de Alfabetização
Ambiente Facilitador da Aprendizagem na Alfabetização
São Paulo
2013
Ambiente Facilitador da Aprendizagem no Processo de Alfabetização.
Edneia Pereira dos Santos
RA 337481
Orientadora; Leociléa Aparecida Vieira.
RESUMO: Este trabalho traz considerações sobre o ambiente alfabetizador e as maneiras da criança participar de um conjunto de situações reais no processo de alfabetizar. Neste trabalho, buscamos mostrar como deve ser organizado esse ambiente, a fim de proporcionar às crianças a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita, pois assim elas podem desde cedo pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.
Palavras-chave: Ambiente alfabetizador. RCNEI. LDB. Alfabetização.
Introdução
Durante os últimos anos, muito se descobriu sobre ambiente alfabetizador. Contudo, ficar estacionado no âmbito da pesquisa sem que haja a expansão do conhecimento, visando um melhor entendimento do assunto, é trabalho incompleto para aquele que pretende transformar a teoria em prática.
Entende-se como ambiente alfabetizador um espaço organizado de forma a facilitar o aprendizado das crianças em fase de alfabetização. Para compor esse espaço devem ser utilizados elementos como gravuras, livros, jornais, alfabeto móvel, brinquedos, entre outros, todos organizados com a intenção de auxiliar esse processo.
O artigo inicia com uma reflexão do uso de um ambiente apropriado para a alfabetização no Ensino Fundamental I. O segundo capítulo tem por finalidade uma reflexão teórica, baseada em estudos sobre os principais teóricos no assunto, como Piaget, Vygotsky e Emília Ferreiro, sobre como a criança constrói seu conhecimento, apropriando-se de um ambiente que propicia um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita, nos quais tem a oportunidade de participar. O artigo finaliza tratando da legislação que