Escorbuto
O escorbuto é uma doença em que há carência da vitamina C, extremamente importante já que ajuda no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos; auxilia na utilização eficiente do ferro; é importante também para o funcionamento dos leucócitos sanguíneos. Sabe-se que essa doença era frequente em navegações e cidades sitiadas, pois os habitantes ficavam muito tempo sem ingerir folhas e frutas cítricas, ricas em vitamina C. Os principais sintomas do escorbuto são:
Hemorragias gengivais.
Inchaço com pus na língua ou nas gengivas.
Dores nas articulações.
Dificuldades de cicatrização das feridas.
Instabilidade dos dentes (dentes soltos).
É muito importante uma avaliação médica quando o paciente tem carência de frutas cítricas e folhas na alimentação. Assim, exames devem ser feitos para diagnosticar a doença e assim iniciar o tratamento com medicamentos e alimentos diários ricos em vitamina C, como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, aipo, pimentão vermelho e outros.
Pneumonia
A pneumonia é uma doença a partir de infecções por bactérias, fungos, vírus e outros parasitas nos pulmões. É muito comum em crianças, idosos e pessoas com baixa imunização. A doença pode ser o resultado de um resfriado comum, que, não tratado, resulta em inflamação e assim, origina a pneumonia. Os sintomas são bem variáveis, dependendo da condição em que o paciente se encontra e sua recuperação. Entre os sintomas da doença, estão:
Febre
Tosse inicialmente seca que evolui para tosse produtiva
Respiração rápida (taquipneia)
Dor no peito ou dor torácica, que torna-se mais forte com os movimentos respiratórios e com a tosse
Sudorese
Calafrios
Dor muscular
Dor de cabeça
Perda de apetite
Fraqueza
Náuseas
Vômitos
O diagnóstico de pneumonia é feito com a história clínica do paciente, um exame físico detalhado e a realização de uma radiografia do tórax. O tratamento varia de acordo com o agente causador e a severidade