Escorbuto
FACULDADE DE MEDICINA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA
DISCIPLINA HISTOLOGIA
ESCORBUTO
Acadêmicos: Curso: Medicina Turma: A
Docentes: Prof.ª Fernanda Cristina Alcântara dos Santos Prof.ª Glaucia Maria Cavasin
GOIÂNIA
2013
Introdução
O tecido conjuntivo é um dos quatro tecidos básicos para a constituição do organismo humano. Apresentando várias formas e conformações diferentes de células fibras e matriz extracelular, o tecido conjuntivo exerce várias funções. O principal conjunto de fibras são os vários tipos de fibras colágenas sintetizadas pelos fibroblastos. Para esse processo é fundamental a vitamina C ou ácido Ascórbico e sua ausência, caracterizando uma hipovitaminose, gera um colágeno defeituoso resultando na doença Escorbuto. (JUNQUEIRA; 2004)
Nas grandes navegações, os marinheiros ficavam meses sem alimentos frescos e, consequentemente, morriam de carências vitaminais principalmente de vitamina C, já que sua ausência resulta em um colágeno defeituoso causando dificuldades cicatriciais, fragilidades ósseas, enfraquecimento das paredes dos vasos e hemorragias. Por isso, o escorbuto já matou milhares de marinheiros em alto mar. Hoje com o vasto conhecimento sobre as vitaminas, suas fontes e suplementos, o escorbuto se limita a economicamente desfavorecidos, a idosos com dietas muito restritivas e àqueles com dietas restritamente macrobióticas. (ROBBINS; 1996)
Tecido conjuntivo O tecido conjuntivo tem como principal constituinte a matriz extracelular, a qual é formada por proteínas fibrosas e substância fundamental. Esta é dotada de glicoproteínas, glicosaminoglicanos e proteoglicanos. Além disso, este tecido possui fibras, cuja maioria é colágena. (JUNQUEIRA; 2008) Existem diversos tipos de tecido conjuntivo especializados, os quais são nomeados de acordo com o componente predominante e sua organização estrutural. Este trabalho irá