Escopo ADM
Matéria: Administração Geral
Professora: Gressiqueli Buosi
Alunas: Monique Torres – Thaís Essú
Curso: Agronegócio – 1º Período Noturno
Ciência, Teoria Organizacional e seus Aspectos
A palavra ciência pode ser entendida em duas acepções: lato sensu tem, simplesmente, o significado de ‘conhecimento’, stricto sensu não se refere a um conhecimento qualquer, mas àquele que, além de aprender ou registrar fatos, os demonstra pelas suas causas constitutivas ou determinantes. Por outro lado, se fosse possível à mente humana atingir o universo em sua abrangência infinita, apresentar-se-ia a ciência uma e também infinita, como seu próprio objeto; entretanto, as próprias limitações de nossa mente exigem a fragmentação do real para que se possa atingir um de seus segmentos, resultando, desse fato, a pluralidade das ciências.
A principio para entender o que é ciência pura e ou ciência aplicada devemos saber o que é ciência.
Ciência é conhecimento, esclarecimento do que não se tinha conhecimento ou até do que se tinha conhecimento parcial, ou seja, era pensado que se conhecia completamente.
Ciência pura é o esclarecimento do fato e fenômeno. Quando colocamos em pratica este entendimento se torna ciência aplicada.
A ciência tem um papel de quebrar aquelas teorias, ensinamentos ou “provérbios” ditos principalmente pelos mais velhos que na verdade, não há fundamentos. Quando falamos de ciência devemos deixar um pouco esses provérbios e crenças de lado e abrir a mente.
Algo que devemos abrir a mente é relacionado a coisas que aparentemente não estão ligados, mais quando são analisando juntos tem ligações, isso tanto na parte geográfica, biológica quanto na social.
Uma teoria bem estruturada é fundamental porque agimos a partir das nossas teorias que reflete em ações corretas. Uma boa abordagem é indutiva à teoria, onde pegara exemplos aparentemente distintos e associa-los.
Conceito de Organização
Weber tem um conceito de corporação, neste conceito há três