Escolha dos alimentos
Para não correr riscos, é preciso prestar atenção em alguns sinais que os ve-getais apresentam. “Fungos, bolores ou amassados são indicativos de que os ali-mentos não estão próprios para o consumo”. Além disso, a superfície das frutas e hortaliças deve ser examinada. O ideal é que elas não tenham furos, que apontam a presença de insetos, ou rachaduras, pois oferecem risco de contaminação.
DICAS PARA ESCOLHA DE HORTIFRUTIS
Pesquisa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária indica que os brasileiros gastam 6,2% da renda com frutas, verduras e legumes. Mas na hora da compra é preciso prestar atenção em alguns detalhes para levar o que há de melhor pra casa.
A seguir, algumas dicas de como melhor escolher esse tipo de alimento, ga-rantindo qualidade e segurança em seu consumo:
Frutas
Manga: A fruta para o consumo deve estar macia, porém a casca não deve se romper com a pressão dos dedos. A manga amassada, com rachadura ou melada não deve ser comprada. A manga madura exala um perfume marcante.Para con-servá-la, guarde-a em local fresco e ventilado.
Mamão: O mamão deve ter a casca firme, sem rachaduras ou manchas bran-cas de fungo. Veja se não há partes machucadas ou marcas de picadas de insetos. Caso não for usar a fruta verde para alguma receita específica, prefira comprar as de casca amarelada, porque o mamão nem sempre amadurece bem fora do pé.
Melancia: A melancia de boa qualidade tem a casca firme, brilhosa e sem manchas escuras. Ela deve ser pesada em relação ao