Escolarização
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
Campus Araraquara
DISCIPLINA: DIDATICA I
PROFESSORA: MARIA REGINA GUARNIERI
ALUNA: THAÍS ROSA O. FORNI
Identificando o professor e seu trabalho: apontamentos sobre a escolarização básica
Durante os anos de sua escolarização os vários professores que teve marcaram sua vida escolar por serem (características pessoais) e fazerem (características profissionais).
Todos os professores que tive ao decorrer da minha escolarização marcaram de alguma forma a minha vida, uns de maneira boa e outros nem tanto. Na educação infantil lembro-me de professoras que eram muito dedicadas, pacientes zelando sempre o bem estar das crianças, e criavam muitos espaços lúdicos para a aprendizagem, como característica pessoal posso resaltar que elas eram jovens, muito bem arrumadas e elegantes.
Nas series inicias do Ensino Fundamental, a característica lúdica e criativa já não aprecem mais, e a responsabilidade e as cobranças passam a existir através de aulas, avaliações e lições de casa, nessa época havia também muita preocupação com nossa alfabetização, posso resaltar também que como o numero de professores aumentarão tive muita dificuldade de me adaptar, pois desfez aquele vinculo que existia entre professor\aluno. As professoras dessa época eram muito bem arrumadas, umas ate extravagantes demais, mais em relação ao desempenho profissional me pareciam desmotivadas com a profissão que exerciam, eram mais rígidos e não conseguiam prender a atenção de todos os alunos.
Nas demais series do ensino fundamental de 5º a 8º os professores já eram mais rígidos e preocupados com o nosso futuro, pensando e introduzindo na nossa cabeça a noção de faculdade, entre outras coisas.
No Ensino Médio os professores tentavam nos passar tudo os que sabiam porem não por se preocuparem com nosso ensino e sim para tentar estabelecer uma autoridade na sala, eles passavam um aspecto desmotivado e cansado em relação a profissão exercida,