escolar
Fonte: Revista Panorama da Aquicultura.
Tente imaginar como uma fazenda referência em cultivo de arroz, detentora de alta tecnologia de produção desse cereal, tornou-se o maior empreendimento em reprodução e melhoramento genético de alevinos de tilápia do país. É uma história de inovação, empreendedorismo e muito trabalho que você conhecerá agora.
Em 1992, Ricardo Neukirchner assumiu a administração da Fazenda Belmonte, no município de Rolândia/PR. Recém-formado em agronomia, Ricardo pretendia dar continuidade à tradição e legado tecnológico do cultivo do arroz, quando descobriu que o negócio era deficitário. Tornava-se urgente inovar e diversificar os negócios.
Diante da abundância de água decorrente do cultivo do cereal, Ricardo tomou a iniciativa de iniciar um empreendimento de engorda de tilápias, pois percebeu que havia um futuro promissor nessa área, baseado em experiências observadas no exterior. De imediato, enfrentou todas as dificuldades de um setor incipiente e percebeu a janela de oportunidades que havia na área de alevinos, uma vez que não havia profissionalismo para um fornecimento estável deste produto durante todo o ano, e não se falava em melhoramento genético.
Em 1993 convidou seu principal fornecedor de alevinos e grande conhecedor do assunto (o técnico em piscicultura Cláudio L. Batirola) para criar uma empresa cuja missão era ser reconhecida como líder em tecnologia genética, produção e distribuição de alevinos. Assim, nasceu o desafio. Desde sua fundação, em 1994, a Piscicultura Aquabel desempenha importante papel no cenário nacional da aquicultura, devido à sua atuação norteada pelos ideais dos fundadores e uma profunda crença no mercado. Segundo Ricardo Neukirchner “a tilápia tem potencial para competir com o frango”, diz.
Pioneirismo
Nos primeiros anos os sócios enfrentaram as dificuldades típicas de uma atividade em formação: mercado