escolar
PSICOLOGIA ESCOLAR: TRABALHO DURANTE O PROCESSO ESCOLAR NO ENSINO NOTURNO
Carolina Moretti Meinberg – 31123694
Caroline Kadri – 31175880
Larissa Gomes - 31150500
Marina Brayner – 31125638
Perolayne Bueno - 31180507
São Paulo
2013
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Método
4. Análise e discussão das informações obtidas
5. Conclusão
6. Bibliografia
7. Apêndices
1. Introdução
“É meio puxado, é meio difícil, às vezes agente dorme no serviço, não dorme direito, levantar quatro horas todos os dias (...), a noite chega na escola, tá meio cansado, às vezes tem que criar ânimo, para copiar uma tarefa, prestar atenção na aula, mas esforçando um pouco agente sempre aprende mais...” (Frase de um aluno do primeiro ano do ensino médio noturno, SILVA, 2000).
A frase acima aborda de forma clara os três principais objetos do tema explorado nesse trabalho: a Aprendizagem, o Trabalho durante o processo escolar e o Ensino Noturno, todos estes interligados e em um só contexto.
As questões de aprendizagem serão discutidas tendo em vista as condições socioeconômicas e culturais, assim como as demandas familiares, subjetivas e pedagógicas dos jovens estudantes, dentro de um cenário escolar onde o trabalho é condição comum a todos. Serão investigadas quais são as dificuldades de aprendizagem e de ensino nesse ambiente escolar, e propostas reflexões como: o que poderia ser feito para superar tais dificuldades?
O desenvolvimento da aprendizagem nos jovens trabalhadores, estudantes do ensino médio noturno também está permeado por questões que estão muito além da escola, fazendo com que uma só visita à instituição não seja o suficiente para o entendimento do tema; entretanto