escolar
O impacto da tecnologia sobre as operações terrestres: o “conflito de mobilidade”, transformando radicalmente a arte da guerra. O complexo industrial bélico, a evolução dos blindados, da artilharia e das armas automáticas da Infantaria: o diferencial tecnológico no combate. Quais foram as transferências para uso civil dos avanços na engenharia militar, na logística e na produção em massa. A energia nuclear para fins pacíficos a partir da poderosa bomba atômica. A contribuição da eletrônica militar para o desenvolvimento do radar como auxílio à navegação, da tecnologia de comunicação e da evolução da válvula para o estado sólido. Da criptografia ao computador. Os benefícios para a Medicina e para a indústria de alimentos.
Beto Largman, Israel Blajberg
16 MAR | 2. NO MAR, AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DE COMBATE – MARINHA
Quando o conflito começou, os encouraçados eram os “reis dos mares”. Mas o desenvolvimento da guerra decretou o fim de uma era, mostrando as vantagens de uma classe de navios que viria a se tornar sinônimo de poder nos oceanos: os porta-aviões. Também debaixo d’ água a tecnologia Desenvolvida no período entreguerras rendeu frutos: sem contar com porta-aviões e incapaz de rivalizar com os ingleses em número de unidades pesadas, a Marinha alemã apostou todas as suas fichas nos submarinos, chamados U-Boats. O desembarque na Normandia pelas tropas aliadas exigiu invenções incríveis, como tanques que flutuavam, veículos anfíbios e barcaças especialmente projetadas para o famoso “Dia D”.
Beto Largman, Marcio MaC Culloch Jr
23 MAR | 3. NO AR, EVOLUÇÃO DE AERONAVES E FOGUETES – FORÇA AÉREA
A evolução da aviação e seus sistemas de armas entre 1939 e 1945, com destaque para o emprego de caças, bombardeiros, foguetes e outras tecnologias de propulsão. A importância das modificações na indústria aeronáutica aceleradas pela guerra e que repercutem até nossos dias. Análise dos vários tipos de