Revolução Industrial Inglesa - análise de Eric Hobsbawm
MVR * Aluna do segundo termo do curso de curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo.
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise histórica sobre a Revolução Industrial Inglesa, que teve como marco inicial o período de 1780, na visão do autor Eric J. Hobsbawm. Tendo como foco a importância da transição para produção através de máquinas e a mudança repentina de modo de vida da população do Reino Unido neste período.
Palavras-chave: Revolução Industrial, Grã-Bretanha.
Abstract
This work aims to conduct a historical analysis of the British Industrial Revolution, which had as its starting point the period of 1780, in view of the author Eric J. Hobsbawm. Focusing on the importance of the transition to production by machines and the sudden change of lifestyle of the UK population during this period.
Key words: Industrial Revolution, Great Britain.
Introdução
Sabe-se que durante o século XVIII a Grã-Bretanha já se mostrava como um país rico e de economia em expansão devido ao comercio, mas os fatores que culminaram no processo de transição do feudalismo para o capitalismo não foram devido à sua riqueza, pois outros países da Europa se encontravam em um nível de desenvolvimento cientifico e tecnológico acima do presente na Grã-Bretanha.
No século XVIII o mundo era menor e maior ao mesmo tempo, menor porque se podia chegar a apenas parte dele, ou seja era possível para a maioria das pessoas conhecer apenas seu Estado ou seu país, e maior porque as viagens normalmente demoravam dias ou semanas, mesmo as de pequena distância.
Os problemas que o país apresentava no começo da Revolução eram simples e não necessitavam de homens com qualificações ou escolaridade especializadas para resolve-los, portanto a industrialização tornava-se barata. Foi partindo destas pequenas mudanças que se deu o início do que passou a revolucionar o modo de