escolanovismo
O escolanovismo foi um movimento de renovação do ensino que surgiu no final do
Século XIX. Teve inicio na América do norte e na Europa e tinha o objetivo de mudar o rumo da educação tradicional e proporcionar estímulos adequados para o crescimento tornando o aluno a parte central da escola e não mais o professor, buscava amenizar as diferenças sociais e tornar o estado responsável pela educação dos indivíduos criando uma escola gratuita e laica.Nesta escola, o processo aprendizagem é baseado no ensino pela ação, onde a criança. aprende fazendo e deve ser orientado pelo professor a partir da capacidade do cada aluno, através da individualidade e de suas aptidões naturais assim o professor assume o papel de facilitador.
O escolanovismo acredita que a educação é um elemento eficaz para a construção de uma sociedade democrática onde uma criança ativa se torna um cidadão participante.
John Dewey, era o filosofo que propunha esta renovação, onde as escolas se tornariam pequenas comunidades, além de propor um novo ambiente onde o interesse seria o responsável pela aprendizagem acreditava-se que através da renovação um novo homem seria formado, sendo um cidadão capaz de alcanças a paz entre as nações, utilizando como forma de resolução de causas o debate e não mais os conflitos.
No Brasil naquele período a educação era bastante precária onde somente a classe média tinha condições de mandar seus filhos a colégios particulares, muitas vezes custeados pelos pais, as crianças tinham um professor particular em casa e somente depois eram inseridas em colégios na cidade. Já as pessoas mais pobres que não tinham condições estudavam em colégios rurais, onde aprendiam somente o básico.
Com o final da primeira guerra mundial, o pais viu a necessidade de mudar e de ter uma melhor preparação de mão-de-obra. O movimento escolanovista teve inicio no Brasil em 1882,e desenvolveu-se sob importantes impactos de transformações econômicas,